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Educação Pré-escolar

MAH CENTROSOCIALCORTEGACENSE 20112013017A importância da Educação Pré-escolar
Os primeiros 6 anos de vida de uma criança são decisivos para o seu desenvolvimento. Durante este período os neurónios de uma criança estabelecem ligações entre si, preparando-a para receber um grande número de estímulos, quer de ordem cognitiva quer de ordem emocional.
A educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família.
A educação Pré-Escolar privilegia a aprendizagem integrada nas diferentes áreas de conteúdo, tendo por base projectos e rotinas a serem compridos ao longo do ano lectivo. Todas as actividades são planeadas tendo em conta três áreas que estão consagradas na Orientações Curriculares, documento reflexivo que ajuda a Educadora de Infância na construção do seu projecto curricular. São elas, a Área de Formação Pessoal e Social, a Área do Conhecimento do Mundo e a Área da Expressão e Comunicação. Esta última divide-se em dois domínios, o das Expressões (motora, dramática, musical e plástica) e o da Comunicação (domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, e domínio da matemática).
Sala de atividadesA sala de actividades, onde decorre todo este processo educativo deve ser o mais estimulante e diversificado possível, e está dividido por áreas ou cantinhos. Pode contemplar todos os espaços possíveis de acordo com a imaginação do educador, mas nunca pode faltar a casinha das bonecas, a garagem, a área da leitura, dos jogos, da expressão plástica, dos fantoches e área do acolhimento.
O espaço exterior tem a mesma importância que a sala de actividades e deve proporcionar na criança experiencias e momentos felizes.
O jardim de Infância é, então, um espaço de excelência com estrutura e organização próprias, para promover na criança a vivência de várias experiencias pedagógicas, com o objectivo de desenvolver diferentes capacidades e aptidões na criança e promover o seu sucesso escolar.

OBJECTIVOS

De acordo com a Lei/Quadro 5/97, as actividades prosseguidas na Instituição de Educação Pré-Escolar, têm como objectivo, entre outros:

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a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiencias de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d) Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
e) Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f) Despertar a curiosidade e pensamento crítico;
g) Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.